Voltar - EDUCAMOCOCA

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS

AS ESCOLAS DE MOCOCA SE MOBILIZAM NO DIA NACIONAL DE
COMBATE À VIOLÊNCIA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Fotos e texto por Luiz Antônio Scarparo Maciel / e-mail: Massa

A data 18 de maio é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Várias iniciativas em todo o país marcam a agenda de mobilização e envolvimento dos poderes públicos e da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data existe desde 2000, instituída pela Lei Federal N. 9.970. Foi eleita para lembrar um crime que chocou o país e ficou conhecido como o "Crime Araceli", ocorrido em 1973, em Vitória (ES).

A programação de apresentações em Mococa ocorreu na manhã desta terça-feira (18/05) nas Quadras da Cidadania, onde se reuniram escolas municipais, estaduais e particulares. Cerca de 500 crianças e jovens de organizações sociais mostraram música, teatro e dança abordando o tema. A campanha contou com o apoio do Departamento de Educação, representado pela diretora, Vera Elena Mazieiro Figueiredo, e do Conselho Tutelar, representado pelo seu presidente, Benedito Tomé.
Através do empenho dos diretores, professores e coordenadores das escolas presentes, os alunos assistiram a apresentações culturais cuja finalidade era alertar a sociedade para os problemas do abuso e exploração sexual de menores e, principalmente, denunciar tais práticas.

Vera Mazieiro apontou que tais mobilizações por parte das escolas da cidade fortalecem ainda mais o evento e Benedito Tomé pediu maior sensibilização das pessoas para os graves fatos que vem ocorrendo em nossa cidade. Também, o maior acesso às informações e maior visibilidade do assunto pela mídia tem aumentado o número de denúncias.

Leia mais: PORTAL SOCIAL

Veja fotos Veja vídeos (em breve)